Cachoeira comemora 197 anos de heroísmo

por Jornalista Camilla Souza publicado 26/06/2019 13h35, última modificação 18/07/2019 11h50

A heroica cidade da Cachoeira comemorou, no último dia 25, 197 anos do início das lutas que levaram à Independência da Bahia, no ano de 1822.

Há 12 anos o Governo do Estado reconheceu, através da Lei 10.695/07, a relevante participação de Cachoeira nas lutas que levaram à independência da Bahia e decretou que a cidade seja capital do estado por um dia e, desde então, a cada 25 de Junho a sede do Governo do Estado da Bahia é transferida para Cachoeira.

Após o Hasteamento das Bandeiras, autoridades, religiosos, miliares e civis dirigiram-se à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, para o Te Deum, solenidade religiosa presidida pelo Cônego Hélio César Villas-Boas. A Sessão Solene teve como orador oficial o historiador Fábio Batista Pereira que, trouxe artifícios poéticos para falar das particularidades de ser cachoeirano, citando os mais diversos peculiares hábitos do povo dessa terra, ao qual chamou o ato de "cachoeiranear".

Em contrapartida, o presidente da Câmara, o vereador Josmar Barbosa, criticou com veemência a ausência do Governador do Estado, Rui Costa. "Nós vamos buscar judicialmente que o Governador cumpra a lei 10.695/07", prometeu Josmar. A Secretária de Cultura do Estado, Arany Santana, participou das solenidades representando o Governador.

À tarde, o Desfile Cívico contou com a participação de bandas e fanfarras do município e algumas de fora. O cortejo, que esse ano teve uma mudança no percurso, levou os caboclos que estavam na Ponta da Calçada para a Câmara de Vereadores. A mudança no percurso, fazendo uma via única de descida da Ponta da Calçada até a Praça da Aclamação, foi uma mudança provocada pela Comissão que estava encarregada de organizar os Festejos Cívicos do 25 de Junho.