Cachoeira dá início às comemorações pela Independência

por Jornalista Camilla Souza publicado 27/05/2019 10h05, última modificação 28/06/2019 09h18

No próximo dia 1º de junho, a histórica cidade da Cachoeira inicia os festejos cívicos em homenagem à Data Magna da cidade com a Levada dos Paus da Bandeira. O cortejo leva os mastros da independência por autoridades e populares, aos bairros do Caquende e Ponta da Calçada, onde serão fincados e permanecerão até o final dos festejos. O ato cívico sairá da Praça da Aclamação, em frente à Câmara de Vereadores, às 19h.

Historicamente, os paus da bandeira são marcos que assinalam a permanência dos batalhões patrióticos que se formaram em defesa do solo cachoeirano, nas extremidades da Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira, para organizar a resistência. A programação cívica do mês de junho, que começa no próximo sábado, simboliza o heroísmo do povo cachoeirano que liderou as lutas armadas contra a opressão portuguesa, levando a Bahia à independência. Em homenagem ao heroísmo cachoeirano, a cada 25 de junho a capital do estado é transferida para Cachoeira, de acordo com a Lei 10.695/07.

Confira programação completa:

1º de Junho
19h: Levada dos Mastros Cívicos

16 de Junho
59ª Corrida da Fogueira

24 de Junho
19h: Levada do Caboclo

25 de Junho
06h: Salva de 21 tiros
08h: Hasteamento das Bandeiras (Câmara de Vereadores)
08h30: Te Deum (Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário)
10h: Sessão Solene (Salão Nobre da Câmara de Vereadores)
15h: Desfile Cívico com a presença de autoridades, bandas marciais e população em geral.

27 de Junho
19h: Condução dos carros da Cabocla e do Caboclo para a coirmã São Félix

2 de Julho
Retorno do Caboclo, encerrando as comemorações do 25 de Junho.