Câmara da Cachoeira aprova PL que torna o Ilê Axé Icimimó Patrimônio Cultural e Imaterial

por Jornalista Camilla Souza publicado 03/10/2023 09h07, última modificação 03/10/2023 09h07

Na Sessão Ordinária realizada na segunda-feira (02), a Câmara da Cachoeira aprovou por unanimidade o Projeto de Lei que declara o Ilê Axé Icimimó Aganju Didé Patrimônio Cultural e Imaterial de Cachoeira (PL 32/2023), de autoria do vereador e presidente Laelson de Roxo.

O terreiro, fundado em 1913, com mais de cem anos de plena atividade, é registrado pelo IPAC, tombado pelo IPHAN, e agora conta com mais uma forma de reconhecimento para sua preservação e salvaguarda. O Icimimó também vem enfrentando tentativas de invasão e violações que ameaçam a segurança dos integrantes e a integridade do patrimônio.

O vereador Laelson de Roxo falou sobre a importância do projeto e da sua aprovação. "É de fundamental importância que a Casa Legislativa abrace e defenda a preservação do nosso patrimônio. Na minha atuação enquanto vereador busco sempre defender as pautas das comunidades tradicionais e continuarei firme nesse compromisso".