Câmara Municipal torna a Festa d'Ajuda e a Irmandade de Nossa Senhora d'Ajuda patrimônio histórico cultural e imaterial de Cachoeira

por Jornalista Camilla Souza publicado 23/08/2023 10h21, última modificação 23/08/2023 10h21

Na Sessão Ordinária da última segunda-feira (21), a Câmara aprovou em 2ª e 3ª discussão por unanimidade os Projetos de Lei nº13 e nº14 de 2023, que tornam, respectivamente, a Festa de Nossa Senhora d'Ajuda e a Irmandade de Nossa Senhora d'Ajuda patrimônio histórico cultural e imaterial de Cachoeira, ambas de autoria do vereador e presidente Laelson de Roxo.

A Festa d'Ajuda é uma celebração que já é tradição em Cachoeira desde 1870, e ao longo do tempo, manifesta a força da representação religiosa e expressivos conteúdos de origem africana, que resultam na mais rica expressão da baianidade, sendo considerada uma manifestação única no estado.

A Festa de Nossa Senhora d'Ajuda já é reconhecida como Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2017, através do IPAC (decreto 17.590/2017), e agora conta com mais esse reconhecimento para sua salvaguarda e preservação.