Festival da Ostra destaca potencial produtivo da Bacia e Vale do Iguape

por Jornalista Camilla Souza publicado 17/10/2023 10h08, última modificação 17/10/2023 10h08

Entre os dias 13 a 15 de outubro foi realizada a 15ª edição do Festival da Ostra no quilombo do Kaonge. O evento, que acontece desde 2008, agora é Patrimônio Cultural e Imaterial de Cachoeira (Lei nº26/2023, de autoria do vereador Laelson de Roxo)

Durante os dias do festival, visitantes, turistas e moradores das comunidades vizinhas apreciaram a Feira Territorial de Economia Solidária, oficinas, encontros de lideranças, desfile de moda afro e diversas atrações musicais. 

A estrela da festa, no entanto, é a ostra. E lá, o público pode apreciá-la de diversas formas: a tradicional moqueca, crua, assada, no pastel, coxinha, entre outras iguarias deliciosas.

A festa ainda tem um diferencial, que é a circulação da moeda Sururu, criada pelo Banco Solidário Quilombola do Iguape. 1 sururu equivale a R$1,00, e os participantes podem fazer a conversão e adquirir os produtos com a moeda local.

O Kaonge e comunidades da Bacia e Vale do Iguape são as principais produtoras de ostra da Bahia e do Brasil, grandes responsáveis pelo abastecimento de diversas regiões.

O Festival da Ostra foi criado com o propósito de trazer mais visibilidade à essa realidade, fomentando o turismo e a economia criativa do município. Já está consolidado no calendário cultural de Cachoeira, e agora, como patrimônio, torna-se ainda mais reconhecido.