Museu da Câmara recebe exposição “Umbigo do Recôncavo: tradições culturais na Bahia” de Camilla Souza, a partir desta quinta-feira (26)

por Jornalista Camilla Souza publicado 23/10/2023 12h42, última modificação 23/10/2023 12h42

O Museu da Câmara da Cachoeira exibe a partir desta quinta-feira (26) a exposição "Umbigo do Recôncavo: tradições culturais na Bahia", da fotógrafa cachoeirana Camilla Souza. A mostra retrata manifestações religiosas da região do Recôncavo Baiano em 27 fotos digitais (coloridas e em preto e branco) de festas, ritos e celebrações populares nas cidades de Cachoeira, Santo Amaro e Muritiba. A mostra poderá ser visitada das 9h às 18h.

Há registros da Festa da Boa Morte, Festa d’Ajuda, do Bembé do Mercado, Encontro das Águas, Nego Fugido de Acupe e outros ritos e celebrações que transitam entre o sagrado e o profano e se reinventam ao longo do tempo sem, no entanto, perder sua identidade.

Depois de ficar exposta no Centro Cultural da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), a mostra retorna ao seu ponto de partida, onde tudo foi concebido e idealizado. “A cultura do Recôncavo, nossas tradições, nossas raízes retratadas através do meu olhar-lugar, da minha vivência e sensibilidade que só é possível por ter nascido e por viver nesse território que é rico em identidade e significado. Só tenho a agradecer a todos que ajudaram a tornar esse sonho possível. Não há palavras para descrever tamanha felicidade”, ressaltou a artista Camilla Souza.

A artista
Nascida e criada em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, Camilla se interessa, desde a infância, pelas tradições, manifestações e riquezas culturais de sua cidade natal. Em 2018, concluiu a graduação de Comunicação Social – Jornalismo, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), tendo o livro-reportagem "Histórias Anônimas – Vidas Cachoeiranas" como trabalho de conclusão de curso. Atualmente é mestranda em Comunicação também pela UFRB.

A fotógrafa tem expandido seu olhar pelo Recôncavo e registrado manifestações culturais de outras cidades, como Santo Amaro da Purificação, Saubara, São Félix, Maragogipe e Muritiba, ressaltando a riqueza e pluralidade desse território identitário da Bahia.

É autora de dois livros-reportagem de perfis: Histórias anônimas – vidas cachoeiranas Parte I, e Histórias anônimas – vidas cachoeiranas Parte II.

Serviço:
Evento: Exposição "Umbigo do Recôncavo: tradições culturais na Bahia", de Camilla Souza
Local: Museu da Câmara – Cachoeira -BA
Data: 26 de outubro de 2022