Programação cívica do mês de junho começa nesta quinta-feira (1º)

por Jornalista Camilla Souza publicado 30/05/2023 10h29, última modificação 30/05/2023 10h29

A Câmara da Cachoeira dará início nesta quinta-feira (1º) à programação cívica do mês de junho, que celebra o pioneirismo da Cidade Heroica nas lutas pela Independência do Brasil. O primeiro ato das comemorações é a Levada dos Mastros Históricos, chamados também de Paus da Bandeira, por autoridades e populares, para os bairros do Caquende e Rua da Feira, às 19h, saindo da Câmara Municipal.

A levada dos mastros simboliza a delimitação do território livre de Cachoeira do jugo de Portugal, após a proclamação pela Câmara de Vereadores de Cachoeira do príncipe D. Pedro como regente do Brasil, em 25 de junho de 1822.

A programação segue até o dia 27 de junho, com o ápice das comemorações no dia 25 de Junho, data em que a capital do estado será transferida para cidade, de acordo
com a Lei 10.695/07.

Confira a programação completa:

1º de junho

19h - Levada dos Marcos Históricos para o Caquende e Rua da Feira

08 de junho

9h - Missa de Corpus Christi

24 de junho

9h - Levada do carro do Caboclo para o Caquende

19h - Encontro do Caboclo com a Cabocla

25 de Junho

6h - Salva de 21 tiros

8h - Hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal

8h30 - Solene Te Deum

10h - Sessão Solene

Orador oficial: Historiador Me. Igor Almeida

15h - Imponente Desfile Cívico

27 de junho

19h – Encerramento das Festividades Cívicas do 25 de junho, com a levada dos carros do Caboclo e da Cabocla à Coirmã Cidade de São Félix pelas autoridades e comunidade Cachoeirana e Sanfelixta.

Câmara da Cachoeira, a Casa do Povo