Sessão Solene em comemoração ao Bicentenário do 25 de junho de 1822.

por Jornalista Camilla Souza publicado 28/06/2022 13h52, última modificação 28/06/2022 13h52

Cachoeira, Cidade Heróica comemorou, no último dia 25, 200 anos do início das lutas que levaram à Independência da Bahia, em 1822.

O Presidente da Câmara, vereador Dr. Isnaldo Cordeiro (PSD), iniciou parabenizando Cachoeira, e que para ele era uma honra e um prazer imenso ser o anfitrião do poder legislativo nesse momento de tamanha magnitude que é poder celebrar com vocês os 200 anos do 25 de junho de 1822.  Ressaltou que “por estes fatos históricos Cachoeira foi denominada como Cidade Heróica e é por essa mesma razão que estamos aqui hoje neste lugar comemorando o bicentenário do 25 de junho 1822. Viva Cachoeira, viva a independência.”

O vereador José Luiz A. Bernardo (PSD), presidente da Comissão Organizadora dos Festejos Cívicos do Bicentenário, agradeceu aos nobres colegas vereadores pela confiança, além de agradecer aos servidores da Câmara e ao povo de Cachoeira. “Memorei o sonho, a força e a coragem de cachoeiranos, sanfelixtas, cruzalmenses, e tantos outros desta região que naquele tempo era todos da Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira, que lutaram bravamente pelo sonho de independência,” ressaltou.

Representando os Edis, o vereador Paulo Cezar Leite, pontou a importância dessa data e o quanto o povo cachoeirano lutou pela independência. E concluiu seu discurso clamando, “que nesses 200 anos de história da nossa Independência, não cansemos de observar que o valoroso é a nossa cidade, rica e histórica”.

A Sessão Solene teve como orador oficial Dr. Odilon Cunha  da Rocha, que em suas palavras citou que uma das características mais marcante do recôncavo é a força para enfrentar diversidades. Afirmou que nós estamos fracos politicamente e que precisamos repensar votando. E finalizou dizendo, "Cachoeira e o Recôncavo merece que façamos tudo por eles e a gente merece voltar a sentir orgulho das nossas cidades. Temos uma luta pela frente, mas também muita esperança”.

Estiveram presentes os vereadores, a Prefeita e Vice-Prefeita do município, Prefeito e Vice-Prefeito de São Félix, Deputados, Reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Presidente da Câmara de Itarantim, Representantes Eclesiásticos e Civis.